Como a tecnologia 5G pode afetar a sua vida

1.2.2018

Tecnologia 5G promete ser o mais notável avanço em telecomunicações

 

Em agosto de 2017 foi realizada a primeira demonstração da tecnologia 5G no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), a nova tecnologia promete melhorar a qualidade, área de cobertura e velocidade da internet ofertada em nosso país. O 2G foi projetado para voz, o 3G para dados e o 4G para aplicações de grande fluxo de dados, como streaming de música e vídeo. O 5G precisa ser mais eficiente para dar conta do crescente número de dispositivos conectados.

 

Na prática a implantação do 5G permitirá que a velocidade da rede alcance até 1Gbps, ou seja, até 140 vezes maior que a média de velocidade atual. A expectativa é tamanha que espera-se que a tecnologia 5G promova uma injeção de US$ 12,3 trilhões na economia mundial e a criação de 22 milhões de empresas até 2025.

 

 Novas Oportunidades!

 

O 5G além de democratizar e ampliar o acesso à internet, possibilitará que a internet seja muito rápida em todos os cantos do país, criando oportunidades de expansão em outras áreas como: a realidade virtual/aumentada, a agricultura de precisão, saúde, educação, internet das coisas, comunicação entre drones, conversas entre máquinas (carros autônomos, por exemplo)... A tecnologia 5G beneficiará toda a cadeia produtiva de software e hardware.

 

Como funciona a tecnologia 5G nacional?

 

Segundo o MCTIC, a tecnologia nacional para a quinta geração de comunicação móvel foi desenvolvida pelo Inatel com o apoio do MCTIC. As pesquisas buscam a utilização da futura rede de comunicação móvel para levar o acesso à internet a áreas remotas e de baixa densidade populacional. Para isso, o Inatel desenvolveu um transceptor MIMO-GFDM Flexível, resultado de cerca de três anos de pesquisas, envolvendo mais de 30 pesquisadores do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) do Inatel, criado com o apoio do MCTIC e Finep e mantido com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações  (Funttel), que investiu cerca de R$ 20 milhões no projeto.

 

O GFDM consegue transmitir mais dados sem causar interferência em outros usuários, tendo múltiplos serviços dentro da mesma banda e uma diversidade de aplicações que hoje não é possível com o 4G. A previsão com a rede 5G é aumentar o raio de cobertura, que atualmente é de 5 a 10 quilômetros, para 50 quilômetros, com banda larga de qualidade. O Inatel deverá continuar a fazer testes com a nova tecnologia e, em seguida, transferir a produção dos equipamentos para a indústria. A previsão é que a tecnologia chegue ao mercado até 2022.

 

Em que frequências funcionará o 5G?

 

O Brasil tem expectativa que o 5G rode nas faixas de 3.5 Ghz, 26 Ghz e 40 Ghz. Contudo, ajustes podem ser necessários já que o serviço de antenas parabólicas é transmitido em uma faixa próxima à de 3.5 Ghz. Já este ano de 2018, a Anatel planeja regulamentar novas condições de uso da faixa de 3.5 Ghz, que podem ser destinadas ao 4G e futuramente ao 5G.

 

 

 

Please reload

Please reload

Apple Certified Technical Assistance

Serviços Certificados em reparos Apple

Excelência e Qualidade é na iGO Solution!

Motorola | Samsung | Sony | LG

Atendimento de qualidade, serviço rápido e satisfação garantida, atendemos também outras marcas (sob consulta)

Central de Atendimento


Shopping 5a Avenida

Rua Alagoas 1314, loja 21A , Belo Horizonte, Minas Gerais

atendimento@igosolution.com.br

Tel.: (31) 3018-0055