Taptic Engine: o que é e para que serve essa tecnologia da Apple?

4.3.2017

 

 

Na época em que a Apple lançou os iPhones 6s e 6s Plus, a empresa fez questão de dar uma atenção especial a um mecanismo chamado Taptic Engine. A tecnologia, no entanto, pode não ser uma novidade para os Apple maníacos, que a testaram há pouco tempo no touchpad do Macbook de 12 polegadas.

 

Porém, os recursos e benefícios desse mecanismo ficaram mais evidentes agora, especialmente após o lançamento do iPhone 7. Quer saber mais sobre assunto? Continue a leitura deste post!

 

Afinal, o que é o Taptic Engine?

 

O Taptic Engine é basicamente um motor de vibração. Nos iPhones da linha 6s, a única diferença realmente perceptível em relação ao modelos anteriores é a redução do ruído vibratório.

 

Contudo, não pense que a Apple falaria tanto dessa tecnologia se ela fosse apenas para resolver um problema de ruído. A verdade é que o Taptic Engine deixa a experiência mais interessante e, consequentemente, melhora a interação com o usuário.

 

O vice-presidente de marketing da companhia, Phil Schiller, declarou, em uma apresentação, que todos os usuários de iPhones querem um hardware superior. Para que isso seja possível, segundo Schiller, é preciso que as melhores tecnologias tomem o espaço das mais antigas.

 

Isso explica porque o conector de 3,5 mm para os fones de ouvido e o botão Home foram extintos do iPhone 7 — o novo aparelho conta com um Taptic Engine maior.

 

Como assim, o botão Home do iPhone 7 foi extinto?

 

Sim, é isso mesmo que você ouviu! O "botão" Home do iPhone 7 e 7 Plus, na verdade, não é um botão, embora pareça ser. O recurso permanece no dispositivo de maneira física e não mecânica, como nas versões anteriores. Isso quer dizer que ele não se move quando é pressionado, mas funciona de acordo com a força sensitiva.

 

O espaço que antes era do botão Home agora foi tomado em partes por um Taptic Engine melhor e de maior tamanho. O mecanismo reconhece o toque no que parece ser um botão e retorna o comando por meio da vibração.

 

Esse retorno passa a impressão de que você está de fato apertando em um botão. A tecnologia ainda tem muito a ser explorada, sendo que os desenvolvedores de jogos já estão testando formas de utilizar o recurso da sensibilidade em suas criações.

 

Apple, por sua vez, não fez nenhum comunicado mais profundo sobre o assunto, mas é notório que a adoção do Taptic Engine da maneira como é utilizado no iPhone 7 solucionou dois problemas relevantes: o da vedação do dispositivo — que passou a ser à prova d'água — e o aumento da sua vida útil.

 

Convenhamos, todo mundo conhece alguém cujo botão Home do iPhone não funciona direito por usá-lo demais ou por permitir que a sujeira prejudique seu funcionamento. Ele não vai fazer tanta falta assim!

 

Para concluir, tenha certeza de que o Taptic Engine possibilitará uma série de novos recursos e funções, seja no próprio iPhone ou nos aplicativos e jogos para IOS.

 

O que você achou do nosso artigo? Gostou? Deixe um comentário!

Please reload

Please reload

Apple Certified Technical Assistance

Serviços Certificados em reparos Apple

Excelência e Qualidade é na iGO Solution!

Motorola | Samsung | Sony | LG

Atendimento de qualidade, serviço rápido e satisfação garantida, atendemos também outras marcas (sob consulta)

Central de Atendimento


Shopping 5a Avenida

Rua Alagoas 1314, loja 21A , Belo Horizonte, Minas Gerais

atendimento@igosolution.com.br

Tel.: (31) 3018-0055