Inicialização de hardware (Booting, BIOS e EFI)

26.9.2017

Você já pensou em como funciona a inicialização de um computador, tablet ou celular? Como esses dispositivos, de certa forma mágica, são capazes facilitar tanto as tarefas de nosso dia-a-dia? O incrível é que os dispositivos computacionais se tornaram tão comuns nos dias de hoje que muitas pessoas nem sequer imaginam suas vidas sem eles. Mas como é feito o reconhecimento dos componentes, placas, memórias, periféricos, etc? Como funciona a inicialização do hardware de um computador? Confira.

 

BIOS - Inicializando o hardware... 

 

Computadores possuem um sistema básico de entradas e saídas (mais conhecido como BIOS - Basic Input / Output System), ele é o responsável pela inicialização do hardware sempre que o computador é ligado. Basicamente o BIOS fornece suporte para os sistemas operacionais, que, por sua vez, é o software responsável por gerenciar o hardware e os aplicativos utilitários de um dispositivo. O firmware* da BIOS normalmente vem pré-gravado em uma memória não-volátil presente na placa mãe.

 

A grande maioria das implementações de BIOS são projetadas especificamente para trabalhar com um computador específico, ou placa-mãe. Originalmente a BIOS era gravada em memórias ROM (Read Only Memory - que não permitia a re-escrita, mas podiam ser substituídas), atualmente são utilizadas memórias reprogramáveis EPROMs ou Flashs. 

 

 

Chips de BIOS Flash tornaram-se comuns em 1995 porque os chips PROM eletronicamente apagáveis (EPROM) ​​são mais baratos e fáceis de programar do que a PROM padrão de apagamento ultravioleta. Os chips de flash são programados (e re-programados) no circuito, enquanto os chips EPROM precisam ser removidos da placa-mãe para reprogramação.

 

O firmware conserva seus dados mesmo após o desligamento. É o oposto, por exemplo, da memória RAM, que é temporária. No entanto, no caso do PROM e do EPROM, o firmware pode ser atualizado para aperfeiçoar o funcionamento do hardware.

 

* Firmware são as operações de mais baixo-nível gravadas no hardware para

controlar equipamento eletrônico. Esse tipo de software é responsável pela

inicialização e funcionamento do aparelho em que ele está instalado.

 

Interface de Firmware Extensível

 

As implementações posteriores do BIOS assumiram funções mais complexas, incluindo interfaces como Configuração Avançada e Interface de Energia (ACPI); Essas funções incluem gerenciamento de energia, hot swapping e gerenciamento térmico. Ao mesmo tempo, desde 2010, a tecnologia BIOS está em um processo de transição para EFI .

 

Desde 2011, o BIOS está sendo substituído pela Interface de Firmware Extensível (EFI). A EFI é uma especificação que substitui a interface de tempo de execução do BIOS antigo. Inicialmente escrito para a arquitetura Intel Itanium , o EFI está agora disponível para plataformas x86 e x86-64.

 

Quando é necessário fazer a atualização de BIOS?

 

Atualizações de BIOS são indicadas caso o firmware mais novo resolva um problema específico que seu hardware estiver apresentando, ou seja, não é recomendado fazer a reprogramação de BIOS em computadores que não precisem do upgrade para correção de um problema.

 

Mas atenção! Temos que alertar que ao atualizar uma firmware é necessário sempre utilizar software original do fabricante, pois as firmwares regraváveis são um ponto de vulnerabilidade em um sistema, permitindo além de correção de problemas de hardware também a infecção por softwares maliciosos, assim como ocorre em pendrives. Uma atualização pode, caso não seja feita corretamente, levar ao não funcionamento do hardware de seu computador.

 

Problemas de Boot e recuperação de falhas na inicialização

 

O sintoma mais comumente observado é o "travamento" na inicialização, ou seja, simplesmente o dispositivo não funciona! Não apresenta nenhum sinal de vida! Esse erro de inicialização também conhecido como falha de boot e é considerado de difícil reparo por usuários não técnicos.

 

Conte com pessoal qualificado caso precise recuperar o sistema de inicialização de seu celular, tablet ou computador.

Na iGO Solution fazemos regravação de BIOS corrompidas, substituição de chips danificados e restauração de software padrão de fábrica. Nosso orçamento é sem custo, fale conosco.

 

 

 

Please reload

Please reload

Apple Certified Technical Assistance

Serviços Certificados em reparos Apple

Excelência e Qualidade é na iGO Solution!

Motorola | Samsung | Sony | LG

Atendimento de qualidade, serviço rápido e satisfação garantida, atendemos também outras marcas (sob consulta)

Central de Atendimento


Shopping 5a Avenida

Rua Alagoas 1314, loja 21A , Belo Horizonte, Minas Gerais

atendimento@igosolution.com.br

Tel.: (31) 3018-0055