Navegador Safari: será que ele é o mais seguro?

20.3.2017

 

 

O Safari é o navegador nativo presente nos dispositivos Apple iPad, iPhone, Macbooks e iMacs.Como todo software desenvolvido pela Apple, oferece ao usuário uma experiência otimizada; No entanto, na versão mais recente da aplicação, têm sido apontadas falhas sérias na segurança.

 

Continue lendo para saber como não correr riscos usando o navegador Safari:

 

Quais são os problemas de segurança com o Safari iOs 10?

 

A falha de segurança apontada na versão do iOs 10 do navegador na maneira como links visitados em modo privado estão sendo armazenados pela Apple. A descoberta dessa inconsistência na segurança do Safari foi feita por um analista da IntaForensics.

 

O fato de esses links ficarem em um banco de dados da Apple, segundo os analistas, significa que eles estejam invariavelmente menos seguros, uma vez que podem ser recuperados. Testes feitos com ferramentas forenses comprovaram esse fato.

 

Essa falha até poderia ser reparada; no entanto, os processos necessários para resolver essa inconsistência deixariam a experiência de navegação no Safari mais lenta.

 

Ao contrário do que se especulou, o Internet Explorer 10, da Microsoft, tem se mostrado menos vulnerável a malwares do que navegadores como o Chrome, o Opera, o Firefox e até mesmo o Safari. Testes recentes realizados pela NSS Labs, uma renomada empresa de pesquisa em segurança digital, atestaram os resultados favoráveis ao navegador da Microsoft.

 

Entretanto, isso não significa que o navegador da Apple não possa ser desfrutado com certa tranquilidade. É só tomar as devidas precauções.

 

Como se proteger das ameaças virtuais usando o Safari no seu iDevice?

 

Desde que os casos de ciberespionagem envolvendo a inteligência do governo norte-americano vieram à tona, empresas e usuários têm se preocupado cada vez mais com a rastreabilidade de seus dados.

 

Proteger-se de acesso não autorizado ou de vazamento de suas informações pode ser um tarefa relativamente descomplicada. Basta seguir os seguintes passos:

 

Cuidado com plug-ins maliciosos
 

O Safari também é compatível com a tecnologia de plug-ins. No entanto, não é recomendado instalar inadvertidamente quaisquer dessas ferramentas no seu navegador.

 

Instale apenas aquelas sobre as quais você tenha alguma recomendação, pois muitos ad-ons podem comprometer a segurança do seus dados e a fluidez da navegação no Safari. Fique atento!

 

Dê preferência ao computador de mesa na hora de fazer transações bancárias
 

Muitos usuários praticamente aboliram os desktops e os notebook com a popularização dos smartphones. No entanto, os computadores de mesa ainda são mais seguros para realizar tarefas bancárias, pois contam com sistemas antivírus mais robustos e eficientes do que os dispositivos mobile.

 

Por isso, sempre que possível, evite fazer transferências e acessar serviços bancários de smartphones.

 

Cuidado com os servidores piratas de filmes online
 

Para proteger seu sistema de invasões, assinar serviços de streaming pagos pode ser uma boa medida. Isso porque servidores piratas costumam estar infestados de ad-ons maliciosos tentando se infiltrar no seu sistema operacional. São os famosos malwares.

 

Saiba que conexões Wi-Fi públicas podem representar riscos
 

Aqui, novamente, é preciso uma cautela a mais se você estiver utilizando aplicativos de bancos. Não é nada aconselhável realizar esse tipo de tarefa por meio de uma rede pública, pois a vulnerabilidade nesse caso aumenta significativamente.

 
Muito cuidado com as solicitações de atualização de seu player de vídeo.
 

Nunca clique em “Atualizar o Adobe Flash Player” quando solicitado por sites de streaming duvidosos. Na verdade, a atualização dos players de vídeo deve ser feita apenas pelos sites oficiais dos fabricantes.

 

Esse pedido é mais um golpe que se aplica em sites de streaming pirata. Portanto, nunca clique nas pop-ups que aparecem com esse tipo de solicitação na sua tela.

 

Então, gostou dessas dicas sobre como otimizar a segurança no navegador Safari? Tem algo a acrescentar ao conteúdo? Então deixe seu comentário!

 

 

Please reload

Please reload

Apple Certified Technical Assistance

Serviços Certificados em reparos Apple

Excelência e Qualidade é na iGO Solution!

Motorola | Samsung | Sony | LG

Atendimento de qualidade, serviço rápido e satisfação garantida, atendemos também outras marcas (sob consulta)

Central de Atendimento


Shopping 5a Avenida

Rua Alagoas 1314, loja 21A , Belo Horizonte, Minas Gerais

atendimento@igosolution.com.br

Tel.: (31) 3018-0055