5 Dicas para prolongar a vida útil do seu celular

23.10.2018

O celular não é um dispositivo mágico que cuida de si. É possível otimizar o celular e prolongar sua vida útil ao aplicar alguns hábitos simples de manutenção. O armazenamento livre, o tempo de bateria e velocidade de operação podem todos ser maximizados pela proatividade do usuário e ao manter o celular limpo por dentro do sistema. Na seqüência são apresentadas 5 dicas de manutenção para prolongar a vida útil do celular.

 

 1 – Carregar de Forma Inteligente

 

A forma de carregar o celular pode ter um impacto significativo na vida útil da sua bateria. Um mito sobre as baterias de celular, a “memória da bateria”, além da idéia que é preciso drenar a bateria completamente antes de recarregar a mesma, não se aplica para celulares, nem tablets ou laptops.

 

Isso se aplica apenas para baterias à base de níquel. Os celulares usam baterias de lítio-íon, têm desempenho melhor e na realidade, deixar o celular passar muito tempo abaixo de 50% da carga pode encurtar sua vida útil.

 

A recomendação é de ou plugar ou desligar antes que atinja 40% e carregar até 80% ou mais antes de remover. Outro detalhe sobre carregamento, é que nem todos os carregadores possuem o mesmo plug, embora possam parecer idênticos e intercambiáveis, eles não são. Carregadores diferentes têm diferentes taxas de saída e voltagens, mesmo com idêntica marca, assim é melhor usar o cabo projetado para o modelo de celular.

 

Considere trocar a bateria quando recomendado pelo fabricante, as baterias de celular não removíveis podem ser substituídas em Assistências Técnicas especializadas, a troca de bateria nesse caso fará com que seu celular se comporte novamente como um celular novo, mantendo a duranção de carga por 1 dia ou mais, dependendo do uso.

 

2 – Uso Econômico do Hardware

 

Cada vez que carrega o celular, você estará chegando mais próximo da morte da bateria por esgotamento, isso é normal e eventualmente pode arruinar o dia quando não tiver qualquer meio de carregá-lo. Algumas coisas que se pode fazer para reduzir o consumo da bateria, evitando que ela seja drenada mais rápido do que necessário são apresentadas a seguir:

 

Fechar Aplicativos de Fundo

 

Só porque o aplicativo não está aberto na tela, não significa que não está passivamente executando algo, enquanto aguarda que o usuário. Além do mais, aplicativos aberto em background também costumam deixar o celular mais lento, já que leva RAM valiosa para manter aqueles aplicativos executando ao fundo.

 

Verificar as Configurações

 

Algumas configurações, como Bluetooth, notificações de aplicativo, dados móveis, e serviços de localização, mastigam a bateria apenas por estar ativo. A menos que precise usá-los, mantenha-os desligados. Mesmo quando estiver usando Wi-Fi, manter dados móveis ativos consumirá alguma bateria. Assim como quando estiver em casa, pode desligar a conexão de dados do celular.

 

Modo de Economia da Bateria

 

Ligar o modo econômico da bateria automaticamente desativa muitas dessas atividades que drenam bateria, exceto quando está sendo diretamente usado. É possível também verificar as configurações das opções de bateria para ver o que está usando mais a bateria em um dado momento.

 

3 – Limpeza

 

Há muita coisa entupindo o celular e o deixando lento? O armazenamento digital não é passivo, pode prejudicar o processamento quando está próximo da capacidade máxima. Para prevenir esforço excessivo do celular por verificar e atualizar arquivos desnecessários, verifique o que está usando de seu armazenamento nas configurações do aparelho.

 

Nem sempre é preciso realizar uma restauração do software de fábrica. Antes disso, busque por arquivos que possam estar consumindo desnecessariamente armazenamento e RAM, como, por exemplo, fotos, vídeos, downloads e aplicativos. Não há motivo de manter aplicativos que não usa. Simplesmente desinstale esses aplicativos.

 

Não é má idéia também limpar o cachê de vez em quando. É possível ir para configurações para limpar os dados de cachê, ou seguir nas configurações de armazenamento e limpar dados específicos de aplicativos, como Whatapp, por exemplo.

 

4 – Atualizar o Software

 

As notificações de atualização de software podem parecer irritantes, no entanto, é importante manter o software atualizado. As atualizações concertam bugs e melhoram desempenho, para o sistema operacional do celular e para aplicativos individuais.

 

5 – Backup

 

Nunca se sabe se algo vai acontecer com o celular, poderia quebrar, ou acontecer um problema tão grave que seja necessário fazer um reset de fábrica. Caso isso ocorra, ninguém quer perder os dados salvos, especialmente os contatos e memórias preciosas, as fotos. É também muito irritante ter que individualmente reinstalar tudo.

 

Realize o backup de seu celular através de uma conta do Google ou da Apple, de acordo com o sistema operacional que você utiliza, Android ou iOS. Assim, se precisar subitamente migrar para um celular novo, será possível restaurar a configuração total do celular anterior no novo dispositivo com apenas o toque de um botão. Muito prático! Às vezes não é necessário fazer nada para ter o backup de dados, enquanto que alguns aplicativos ou arquivos precisam de backup manual.

 

Gostou desse artigo, deixe seu comentário ou sugestão para nossa equipe. Confira também nosso comparativo sobre Reparo vs Reciclagem.

 

 

Please reload

Please reload

Apple Certified Technical Assistance

Serviços Certificados em reparos Apple

Excelência e Qualidade é na iGO Solution!

Motorola | Samsung | Sony | LG

Atendimento de qualidade, serviço rápido e satisfação garantida, atendemos também outras marcas (sob consulta)

Central de Atendimento


Shopping 5a Avenida

Rua Alagoas 1314, loja 21A , Belo Horizonte, Minas Gerais

atendimento@igosolution.com.br

Tel.: (31) 3018-0055