Para quem já é usuário de iPhones mais recentes, com certeza já se acostumou com a praticidade do sistema de biometria para desbloquear o equipamento e autorizar pagamentos. A nova Touch Bar do MacBook Pro da Apple, de forma similar é um sistema de autenticação baseado em leitor de impressões digitais. Vamos entender como configurá-lo!

Como o Touch ID funciona?
O Touch ID é o nome que a Apple deu para seu sensor de impressões digitais. Controlar a segurança via impressão digital é mais cômodo para o usuário, do que ter que digitar senhas toda vez que para desbloquear o sistema, principalmente em iPhones e iPads que são muito usados durante o dia.
No MacBook Pro você pode registrar até três digitais por conta de usuário. Uma vez cadastrada a digital, você estará apto a fazer o seguinte:
Acordar seu sistema e fazer log in na sua conta após uma hibernação (exceto no primeiro boot, que exigirá a senha alfanumérica);
Trocar entre usuários, desde já tenha salvo digitais para cada um;
Usar o Apple Pay no Mac;
Autorizar compras no iTunes, iOS App Store ou Mac App Store;

Como adicionar minha digital?
Para adicionar uma nova digital na Touch Bar, basta ir em preferência de sistema, selecionar Touch ID e clicar em Add a fingerprint. Sua senha alfanumérica será solicitada.
Você pode ainda dar um nome para a digital, para isso basta clicar diretamente no nome abaixo do ícone. Para excluir uma digital, clique sobre a digital que quer excluir, aparecerá um X no canto superior esquerdo, para confirmar a exclusão clique no X e confirme com a senha alfanumérica.
Uma vez cadastrada a digital, o uso da Touch ID em geral é muito simples e para fazer as operações basta encostar o dedo no sensor, seja para trocar de usuários, desbloquear ou fazer uma compra no iTunes.