Como funciona a tecnologia
Talvez você já tenha ouvido falar sobre Wireless Charging (carregamento sem fios), mas sabe como isso funciona?
O funcionamento basico é o seguinte: O princípio por trás do carregamento sem fio é indução eletromagnética. A base de carregamento contém rolos de arame que criam um campo eletromagnético quando a corrente elétrica passa por eles. Esse campo induz uma força eletromotriz em aparelhos dotados de bobinas compatíveis, sem precisar sequer encostar neles. É o que acontece em circuitos de baterias de smartphones e dispositivos que têm essa capacidade.
A transmissão de energia por indução entretanto, somente consegue alcançar entre 60% a 70% de eficiência em relação ao carregamento com fios. A principal vantagem do carregamento sem fio é a compatibilidade com diferentes dispositivos acabando com o problema dos diferentes plugues e cabos, o funcionamento em smartphones basicamente se dá pelo contato com bases, que, por sua vez, devem estar ligadas na tomada. De qualquer forma métodos de carregamento à distância estão em desenvolvimento. Em abril, o Kitchen Working Group (KWG) demonstrou seu carregador próprio alimentado um processador Phillips e um smartphone, a 30 mm de distância.
Quem já está usando
A Dell lançou seu primeiro laptop, o Latitude 7285 2 em 1 (notebook / tablet) com carregamento wireless, que está presente especificamente em seu teclado. O teclado com Wireless Charging é vendido separadamente por 549,99 dólares. Além desse híbrido já existem acessórios para carregamento magnético sem fios para celulares Sony e para Apple Watch (com certificado MFi). O Samsung S8 também já pode contar com o acesssório XVIDA Wireless Charger, que basicamente é uma base magnética sob a qual o celular se recarrega apenas com contato, o acessório promete carregamento rápido e confiável utilizando o padrão Qi. Nos EUA o XVIDA já pode ser encontrado por 83 dólares.

Plataforma de carregamento sem fio Sony WCH10 (Foto: Divulgação/Sony)
Rumores
Há indícios que a Apple utilizará o carregamento sem fio como um "recurso padrão" para o próximo iPhone 8, pois a Apple se juntou recentemente ao Wireless Power Consortium (WPC), que tem como missão promover a adoção da interface Qi de carregamento rápido. O apoio da Apple ao WPC é considerado uma vitória para o consórcio que concorre com o A4WC (Alliance for Wireless Charging) para definir o padrão da tecnologia para os próximos anos.