
Desde seu lançamento em setembro de 2014, o inovador serviço de pagamentos digitais da Apple, o Apple Pay, tem atraído a atenção de usuários e estabelecimentos comerciais do mundo inteiro.
O serviço promete trazer a agilidade e segurança dos pagamentos digitais para o mundo físico, de forma que o usuário possa realizar compras com apenas alguns toques na tela do seu smartphone.
O que é Apple Pay?
Apple Pay é uma das tecnologias mais inovadoras no setor de pagamentos. Criada pela Apple e com uso restrito aos dispositivos da marca, é um serviço que promete otimizar, automatizar e agilizar os pagamentos.
Por meio do armazenamento de informações de pagamento, como números de cartões de crédito, débito, tickets e cupons em um dispositivo móvel da Apple, o usuário pode realizar transações financeiras em estabelecimentos comerciais credenciados com apenas um toque na tela do seu iPhone.
A ideia é que você abandone sua carteira física, não precise mais carregar cartões ou dinheiro e faça todos os seus pagamentos pela internet.
Por isso, o Apple Pay é também conhecido como uma carteira digital.
É seguro?
Para garantir a segurança dos dados dos seus clientes, o serviço Apple Pay não armazena as informações em seus servidores, mas em uma conta específica chamada Device Account Number.
Todos os dados são codificados e armazenados em um chip no iPhone apenas para esse propósito. As informações serão solicitadas e ativadas somente quando um pagamento for processado.
Para garantir a segurança, a Apple não armazena um histórico das transações. Apenas as transações mais recentes podem ser vistas na tela do Passbook.
Como o Apple Pay funciona?
Registrando as formas de pagamento
De forma automática, o sistema é integrado ao Passbook, aplicativo que armazena tickets, cartões de embarque, cupons e também cartões de crédito e débito.
Por meio da câmera traseira do iPhone, o usuário deve fotografar a frente do cartão (onde constam as informações pessoais do usuário). Também há a opção de registrar suas informações manualmente.
Vale ressaltar que se o usuário utiliza mais do que uma rede bancária, o primeiro cartão registrado será a opção principal de pagamento. Isso, contudo, pode ser alterado nas configurações.
Realizando pagamentos
As lojas credenciadas possuem uma espécie de leitor que identifica o smartphone. Tudo que o usuário precisa fazer é aproximar seu iPhone do leitor e todo o trabalho será feito automaticamente.
É preciso que o dedo esteja posicionado sobre o botão “Home" durante a transação, pois o sensor biométrico vai identificar o usuário. Quando o pagamento for aprovado, uma pequena vibração será emitida pelo aparelho.
O procedimento é ainda mais simples em compras on-line: basta um simples toque com o dedo posicionado sobre o Touch ID para confirmar a transação.
Disponibilidade
Desde o seu lançamento nos EUA em setembro de 2014, o serviço Apple Pay já está disponível em mais do que 300 mil lojas no país.
A maioria das redes de mercados, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos comerciais americanos já integrou o serviço em seus sistemas.
Atualmente, está presente em um total de 13 países, sendo eles:
Estados Unidos
Austrália
Singapura
Reino Unido
Hong Kong
Canadá
China
França
Suíça
Rússia
Irlanda
Espanha
Nova Zelândia
Além disso, há rumores de que os próximos países a receberem o serviço serão Itália e Taiwan.
Os produtos da Apple sempre foram referência no quesito inovação. Seus smartphones, computadores e reprodutores de vídeo e áudio sempre estiveram à frente dos seus concorrentes.
Não será nenhuma surpresa se o Apple Pay conquistar o setor de pagamentos virtuais e se tornar a plataforma mais utilizada da internet por conta da qualidade dos seus serviços e segurança nos processos.
Quer continuar por dentro das maiores novidades tecnológicas e lançamentos da Apple? Então assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado!