WhatsApp: a importância de ativar a verificação em duas etapas

20.5.2017

Estamos acostumados a acessar nossos e-mails com uma senha e uma pergunta pessoal pré-programada ou algum tipo de confirmação pelo celular. Essa última medida é conhecida como verificação em duas etapas, um mecanismo de segurança utilizado por grandes empresas, como o Facebook e a Google, a fim de aumentar a seguridade de seus usuários.

 

 

Os testes beta dessa funcionalidade estão ativos desde novembro de 2016 e, agora, a nova verificação do WhatsApp está disponível para usuários comuns de Android, iOS e Windows Phone. Quer aprender sobre ela? Confira:

 

O que mudou em termos de segurança?

 

O programa para smartphone favorito do Brasil desde 2015 aderiu a um recurso comum em contas de e-mail e Facebook. A verificação em duas etapas funciona quando o usuário resolve adicionar sua conta em outro aparelho, seja porque quer vender seu iPhone, trocar para um aparelho mais novo ou qualquer tipo de atualização.

 

Essa adição de segurança é motivada pelas conhecidas vulnerabilidades e fraca criptografia das operadoras de celular.

 

Sem ela, uma pessoa com más intenções poderia interceptar a mensagem comum de troca e utilizar o seu número para fazer o login no aplicativo. Com a nova camada de verificação, por outro lado, sua troca de aparelho ficará mais segura, principalmente ao considerar que será o seu PIN, sem criação aleatória de programas.

 

Esse recurso dificulta acessos indevidos por meio da criação de uma senha de 6 dígitos que você cria como quiser. De tempos em tempos, quando a opção está ativa, você deverá inserir esse código para verificação de conta e acesso. Caso fique incomodado, a única possibilidade é desativando-o por completo.

 

Como ativar a verificação em duas etapas

 

Antes de começar, verifique se o WhatsApp está atualizado em sua loja de aplicativos. Abra o programa de troca de mensagens e, em sua tela inicial, acesse pelo do botão de menu a opção Configurações, depois Conta. Por fim, selecione o item verificação em duas etapas e ative-a.

 

Insira o código de 6 dígitos de sua preferência. Lembre-se de manter seu smartphone seguro e criar uma senha que seja de fácil lembrança, evitando números comuns como datas de aniversários de pessoas próximas e sequências simples como a de 1 a 6.

 

Após a confirmação, você insere, de forma opcional, um e-mail. Recomendamos inseri-lo pois o WhatsApp o utilizará para enviar um link de desativação para o caso de esquecer a senha.

 

Quando finalizada, a verificação de duas etapas terá uma nova tela. Nela, você poderá desativar o recurso e alterar o PIN e o endereço de e-mail inseridos. Todas as informações sobre a medida de segurança estão presentes no site oficial do WhatsApp.

 

E o que acontece quando não verificamos?

 

Ocasionalmente, ao ser aberto, o app exibe a tela solicitando a entrada de seu PIN. Se o usuário ficar 7 dias sem inserir a senha correta, a ferramenta é desativada e as mensagens a serem enviadas e recebidas serão apagadas. Essa é a única saída para quem não cadastrar seu endereço de e-mail.

 

Se ficarmos 30 dias sem verificar o número e sem utilizar o código de acesso, a conta do WhatsApp é deletada. Essa medida é de grande importância para números inativos que são reutilizados pelas operadoras com outros clientes. Já imaginou outra pessoa utilizando sua conta por ter comprado um chip novo?

 

Você sabia que 1,2 bilhão de pessoas utilizam o WhatsApp? Utilizar a verificação em duas etapas é primordial para a sua segurança, dada a fama do aplicativo. A medida é opcional, mas ótima para você, assim como curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro das últimas notícias!

 

 

 

Please reload

Please reload

Apple Certified Technical Assistance

Serviços Certificados em reparos Apple

Excelência e Qualidade é na iGO Solution!

Motorola | Samsung | Sony | LG

Atendimento de qualidade, serviço rápido e satisfação garantida, atendemos também outras marcas (sob consulta)

Central de Atendimento


Shopping 5a Avenida

Rua Alagoas 1314, loja 21A , Belo Horizonte, Minas Gerais

atendimento@igosolution.com.br

Tel.: (31) 3018-0055