Antivírus para iPhone: é necessário instalar?

21.10.2016

 

 

O iPhone é um modelo de smartphone bastante cobiçado por muita gente. E quem possui um quer sempre se certificar de que ele esteja funcionando de maneira adequada. Nisso, surge aquela dúvida: é preciso investir em um antivírus para iPhone? Computadores costumam necessitar desse recurso para manter as ameaças longe, mas será que isso também vale para dispositivos móveis, como o celular da Apple?

 

Cuidar bem do seu iPhone é essencial para que ele dure e continue oferecendo suas excelentes funcionalidades por mais tempo. Só que cada sistema operacional possui características diferentes, que influenciam a sua habilidade de manter o aparelho seguro.

 

Os smartphones da Apple executam o iOS, que é diferente do Android e do Windows Phone, por exemplo. Enquanto os dois últimos podem precisar de antivírus, o caso não é bem assim para o iPhone.

 

É necessário ter antivírus para iPhone?

 

Entre os seus concorrentes, o sistema iOS é tido como o mais limitado. Só que isso permite ele ser o mais seguro. Para começar, cada aplicativo é executado de forma isolada, sem a possibilidade de conseguirem modificar informações do próprio smartphone. Isso também vale para páginas da web: elas não conseguiriam executar códigos maliciosos no aparelho, uma vez que o navegador de internet não interage com o sistema.

 

Ao mesmo tempo, a loja de apps da Apple possui um rigoroso processo de seleção, que se certifica de barrar todo e qualquer programa que possa danificar os dispositivos. Além disso, é impossível instalar aplicativos que não tenham sido aprovados pela Apple, a não ser que o usuário realize jailbreak.

 

Essas características são determinantes para que o iPhone seja bem mais seguro do que os seus concorrentes. É a combinação de contar com um sistema operacional que restringe qualquer interação com seções sensíveis do código-fonte com um processo de seleção cuidadoso sobre os apps permitidos em seu sistema.

 

Por que usar antivírus para iPhone?

 

Como o sistema iOS possui bem menos riscos de ameaças como vírus e malware, as empresas de antivírus encontraram outros caminhos para oferecer mais funcionalidades aos usuários que querem contar com recursos extras de segurança. Boa parte deles é voltada para a recuperação de aparelhos perdidos ou roubados, bloqueio de chamadas, criação de backup e proteção de arquivos com senha.

 

Um exemplo é o Lookout. Ele é capaz de localizar seus dispositivos, apresentando um mapa e o último ponto em que o GPS acusou estar ligado. Ao mesmo tempo, também consegue disparar um alarme para encontrá-lo com mais facilidade.

 

Outra possibilidade é o McAfee, nome famoso entre os antivírus de computador, que possui uma versão para iPhone. Por meio dela, você pode usar uma espécie de cofre onde são armazenadas fotos e arquivos sigilosos. Eles não ficam acessíveis a nenhum outro aplicativo e somente podem ser acessados ao inserir o seu código secreto. O app também tira uma foto de intrusos que erram a senha do seu cofre.

 

Como você pode ver, antivírus no sentido tradicional não são mais tão necessários no iPhone. No entanto, ainda assim, é possível contar com uma série de funcionalidades bastante vantajosas ao usar determinados aplicativos de segurança.

 

Você costuma usar antivírus para iPhone? Conte para a gente nos comentários!

Please reload

Please reload

Apple Certified Technical Assistance

Serviços Certificados em reparos Apple

Excelência e Qualidade é na iGO Solution!

Motorola | Samsung | Sony | LG

Atendimento de qualidade, serviço rápido e satisfação garantida, atendemos também outras marcas (sob consulta)

Central de Atendimento


Shopping 5a Avenida

Rua Alagoas 1314, loja 21A , Belo Horizonte, Minas Gerais

atendimento@igosolution.com.br

Tel.: (31) 3018-0055