Apple Car: saiba tudo sobre o projeto misterioso da empresa de Jobs

10.6.2016

 

 

A Apple é sem dúvida uma empresa com história para contar. Dos primeiros computadores verdadeiramente pessoais, ao declínio em meados da década 1990 e se tornando a marca mais valiosa do planeta no século XXI – graças ao sucesso avassalador dos seus dispositivos mobile. Muito se questiona sobre o próximo passo da empresa, mas os sinais apontam para um ramo longe dos computadores, mas que cada dia incorpora mais o uso de dispositivos eletrônicos: os automóveis. Há muita especulação, mas o que são fatos e o que não passa de rumor? No artigo de hoje vamos explorar esse projeto misterioso da empresa de Cupertino, o Apple Car, também conhecido nos bastidores como “Project Titan”.

 

BMW e Daimler: sem acordo

 

A Apple é uma empresa de tecnologia, não uma fabricante de carros. Mesmo que ela adote o processo de terceirização, ela não possuiknow-how para desenvolver um automóvel e mandar construí-lo na China, como faz com seus dispositivos móveis. Então, nada mais natural do que fechar parcerias com grandes montadoras. Especula-se que tentativas foram feitas com a BMW e a Daimler, mas não houve acordo com essas fabricantes devido ao uso de dados coletados do motorista. A Apple deseja utilizar o iCloud, e essas fabricantes não. Esse entrave fez empresa da maçã procurar a Magna, uma empresa de capital Canadense-austríaco.

 

Apple contrata importante membro da Tesla Motors

 

Nenhuma das empresas confirma, mas o vice-presidente de engenharia de veículos da Tesla, Chris Porritt, foi contratado pela Apple para desenvolver “projetos especiais”. O rumor sobre o Apple Car cresce quando ninguém menos que Elon Munsk, CEO da Tesla Motors, disse “não dá para esconder um segredo quando você contrata centenas de engenheiros de automóveis”. Mesmo com Tim Cook, (CEO da empresa) nunca confirmando os planos da Apple, ele sempre diz que o próximo passo no desenvolvimento automobilístico é a interface entre o motorista e o veículo – o ponto forte da Apple.

 

O "Project Titan" pode chegar as ruas em 2019

 

Um artigo do Wall Street Journal informa que o Apple Car pode chegar ao mercado já em 2019. Contribui para isso o fato da contratação de 1.200 funcionários para o projeto, além de reuniões com oficiais de transito da Califórnia para discutir regulações para veículos autônomos. Ao mesmo tempo, o The Guardian diz que a empresa de Cupertino já visita pistas de teste onde Mercedes-Benz e Honda já testaram seus carros.

 

 Um entre muitos rascunhos da suposta aparência do veículo,

muitas outras já podem ser encontradas na Internet. (referência)

 

Quais seriam os diferenciais do Apple Car?

 

Fato é que, um carro da Apple seria totalmente integrado com demais dispositivos da empresa – que são extremamente eficientes. Ele reconheceria a aproximação do usuário e se ligaria sozinho, já oferecendo as rotas disponíveis. Se ele for autônomo, conhecerá os locais mais visitados e poderá levar o usuário sem problemas, basta dizer “casa da mamãe”. O veículo poderia informar ao motorista informações como: quando precisa ser recarregado, sobre troca de óleo e pontos de abastecimento mais próximos.

 

O Apple Car vai fazer sucesso?

 

Uma dúvida que paria é: porque uma pessoa deixaria de comprar um carro da GM, Tesla, Ford ou Mercedes para comprar um Apple? O público e o valor de investimento são totalmente diferentes do que ela trabalha hoje. Por outro lado, quando se pensa em parcerias, há uma grande chance de sucesso. Como Tim Cook disse, o grande negócio da Apple é o know-how de interfaces que ela domina. A união de uma marca de carro já estabelecida com o selo da maçã, somado com recursos inteligentes seria opção muito tentadora para futuros consumidores. De fato, é a única forma da Apple se tornar “popular” no mercado automobilístico, pelo menos no primeiro momento.

 

O que você espera do Apple Car? De quais formas ele poderia se comunicar com o iPhone e iWatch? Conte para nós utilizando os comentários abaixo.

 

 

Please reload

Please reload

Apple Certified Technical Assistance

Serviços Certificados em reparos Apple

Excelência e Qualidade é na iGO Solution!

Motorola | Samsung | Sony | LG

Atendimento de qualidade, serviço rápido e satisfação garantida, atendemos também outras marcas (sob consulta)

Central de Atendimento


Shopping 5a Avenida

Rua Alagoas 1314, loja 21A , Belo Horizonte, Minas Gerais

atendimento@igosolution.com.br

Tel.: (31) 3018-0055