Cuidado com o Apple ID Expiration Scam

16.5.2016

 

Você já recebeu uma mensagem de texto que diz que o seu Apple ID está prestes a expirar? Isso é um exemplo de phishing scam que atualmente vem sendo disseminado através de mensagens — que não são de fato enviadas pelo suporte da Apple. O scam tenta convencer os usuários de iPhone a compartilhar seus nomes de usuários e senhas. Se você ver uma mensagem como essa, você deve apagá-la e evitar o clique no link.

 

A falsa mensagem de texto de suporte da Apple pede aos usuários que visitem um website para evitar que o Apple ID seja cancelado. Ela parece legítima porque mostra o primeiro e último nomes do usuário. A mensagem de texto diz: “(Nome do usuário) seu Apple ID está prestes a expirar. Para evitar o cancelamento confirme seus dados em (website fraudulento) – Apple Support.” De acordo com Mashable, a mensagem de texto tem afetado principalmente usuários de iOS do Reino Unido. 

 

Esses são alguns outros exemplos de textos phishing que alguns usuários têm recebido:

 

Os websites conectados ao phishing scam diz aos visitantes que sua conta Apple foi bloqueada por "razões de segurança", de acordo com o The Independent. O website falso diz aos visitantes que eles podem desbloquear suas contas fornecendo detalhes pessoais, como endereço, data de nascimento, números de telefones, números de cartões de crédito, dados de login e informações de segurança como números de passaporte, carteira de motorista. O phishing scam também parece legítimo porque o nome do remetente aparece como “AppleInc.”

 

Phishing scams relacionados com IDs Apple são muito comuns. Algumas vezes, usuários Apple recebem emails fraudulentos que tentam obter informações pessoais, que incluem credenciais de login do Apple ID e detalhes de cartões de crédito. Apple sugere que os usuários evitem enviar informações de cartões de crédito, senhas de conta ou dados pessoais por email a não ser que você conheça o remetente. “Muitas empresas tem políticas que definem que nunca irão solicitar informações de clientes por email,” assim como é dito  na página da Apple (Apple disclaimer).

 

Uma técnica comum de phishing é enviar hyperlinks incluídos nos emails ou textos de mensagens que se parecem com o site legítimo, mas te enviam para um website que não tem nenhuma relação com a empresa - e este site é criado para parecer exatamente com o site de destino.

 

Quando estiver utilizando uma aplicação de email em um PC ou MAC, você pode colocar o mouse sobre o hyperlinks para verificar para onde o link redirecionará você, essa informação aparecerá no rodapé ou em um pop-up. Se o hyperlink no email não casar com o link no pop-up ou rodapé, então fique alerta. Seu navegador de internet pode também te ajudar na verificação se um site é confiável, caso o nome da empresa esteja destacado em verde, como mostrado abaixo:

 

 

Outra forma de aferir a legitimidade de um website é olhando com atenção para a URL na barra de endereço. A URL do website oficial da Apple deve aparecer como apple.com. URLS de website como AppleIDLogin.co.uk, AppleExpired.co.uk, iCloudLogin.co.uk (exemplos para o Reino Unido) ou qualquer outra similar não são associadas com a Apple.

 

 

Fonte: 

Consultar texto original

Filtrar Tags:

Please reload

Please reload

Apple Certified Technical Assistance

Serviços Certificados em reparos Apple

Excelência e Qualidade é na iGO Solution!

Motorola | Samsung | Sony | LG

Atendimento de qualidade, serviço rápido e satisfação garantida, atendemos também outras marcas (sob consulta)

Central de Atendimento


Shopping 5a Avenida

Rua Alagoas 1314, loja 21A , Belo Horizonte, Minas Gerais

atendimento@igosolution.com.br

Tel.: (31) 3018-0055